quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Jogos Estudantis de Xadrez













Pensando o Jogo como um elemento central nas culturas, que expressa diferentes significados e sentidos para os grupos que compõem a sociedade, chegou-se a possibilidade de inserção do Xadrez na EMEF Professor Primo Páscoli Melaré.
A implementação do projeto foi possível graças às condições previstas no Projeto Político-Pedagógico.
O projeto foi iniciado em março deste ano com duas turmas, cada qual com 20 alunos/as das quintas séries. As aulas eram realizadas no contraturno escolar, das 12h00min às 13h30min, as segundas e quintas-feiras, regidas pelo professor Raphael Gregory Bazílio Lopes.
As atividades tinham por objetivo: praticar o Xadrez como possibilidade de imersão na cultura lúdica, conhecer as noções básicas e as regras da manifestação, e participar dos eventos organizados pela Prefeitura do Município de São Paulo.
Em outubro os alunos/as participaram dos Jogos Estudantis de Xadrez Individual nas categorias SUB12 e SUB14 Absoluto e Feminino, organizado e executado pela Diretoria Regional de Educação Freguesia do Ó/Brasilândia no CEU Jardim Paulistano. Na categoria SUB14, realizada no dia 8, jogaram dois alunos; no dia 9, já na SUB12, jogaram 12 meninos e 8 meninas. Como destaque fica o primeiro lugar obtido pela aluna Ana Beatriz Silva Siqueira (5ª C) e a sétima colocação da aluna Emily Borges da Silva (5ª C), ambas classificadas para a Final Municipal. A escola alcançou ainda, na classificação geral, a nona posição entre as 18 que disputaram o evento.