sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Projeto Mediação de Leitura

Formação de alunos leitores  
 
Atividade proposta pela Professora Orientadora de Sala de Leitura,  Jaqueline, em parceria com as professoras dos 1º anos.
 
 
Alunos das 7ª séries lendo aos alunos dos 1º anos
 

AGOSTO - MÊS DO FOLCLORE


Folclore: é o conjunto de manifestações de caráter popular de um povo, ou seja, é o conjunto de elementos artísticos feitos do povo para o povo, marcados pela tradicionalidade. São transmitidos de uma geração para outra pela prática (os pais ensinam aos filhos, que desde pequeninos já praticam).

São manifestações folclóricas: danças, músicas, religião, festas, brincadeiras infantis típicas, superstições, lendas, mitos entre outros. O folclore varia bastante de um país para o outro, e até mesmo, dentro de um estado pode variar muito, pois as diferenças entre as regiões são muito grandes. No caso do Brasil, o folclore foi resultado da união da cultura a partir da miscigenação de três povos (europeu, africano, ameríndio).

Comemora-se o dia do folclore em 22 de agosto.


 
 

 

domingo, 11 de agosto de 2013

Passeio ao Itau Cultural

Visita à exposição do artista Waldemar Cordeiro "Fantasia exata".
 

Um percurso criativo do artista, arquiteto, urbanista e paisagista, que atuou no movimento “Concreto”, promoveu o “Ruptura” nos anos 1950 e foi pioneiro no Brasil, na década de 1970, ao se envolver com a arte computacional, ou “arteônica”, segundo definição do próprio artista.