segunda-feira, 20 de maio de 2013

2ª Formação das professoras de SAAI

Dia 16/05 (quinta-feira) aconteceu aqui no Primo a "2ª Formação das  professoras regentes de SAAI - (sala de apoio e acompanhamento à inclusão)", junto com a equipe do CEFAI - DRE FO/Brasilândia.
Agradecemos os elogios que elas fizeram ao nosso espaço escolar e mantemos o convite para outras formações no decorrer do ano.

Essa é parte da galera do apoio e acompanhamento dos nossos alunos com necessidade educacional especial.

Visita à mostra “Ver é uma fábula” de Cao Guimarães


Os alunos dos 2º anos, juntamente com as professoras Maria Valéria, Marcia Suenaga e Sílvia Tavares, estiveram no Itaú Cultural para visitarem a mostra do artista Cao Guimarães, que se dedica artisticamente ao vídeo e ao filme.

“Ver é uma fábula” é uma mostra que ocupa para sua exposição espaços inusitados. Um exemplo é um vídeo que pode ser assistido enquanto o visitante sobe as escadas da instituição que abriga a mostra.

A ideia do artista é produzir obras a partir do olhar a situações banais e extrair conteúdos poéticos. Como a série em exposição “Gambiarras” que retrata improvisações como usar um arame no lugar das hastes quebradas de um par de óculos.

Tudo isso parece muito complexo para o aluno do 2º ano, mas se desde cedo a criança entrar em contato com o mundo das artes, ela vai “afinando seu olhar” e se preparando para a compreensão das manifestações artísticas que circulam pela sociedade, para interagir com as mesmas, e quem sabe, ser também a criadora de obras significativas à humanidade.

Fábula: curta narrativa que contém uma lição moral; fato inventado, invencionice.

Gambiarra: extensão elétrica puxada para furtar energia elétrica; gato; improvisação.